Guia para o estudo prático da arte de cantar. Cada capítulo integra aspectos fisiológicos, acústicos e artísticos do canto. Diferentemente dos outros livros afins, a teoria está associada à prática. Os tópicos de higiene vocal, aquecimento, treinamento e desaquecimento, finalmente têm uma explicação lógica de sequência e necessidade, trazendo soluções para problemas diários do cantor. Embora termos técnicos e gírias de estúdio sejam utilizados, um glossário ajudará no esclarecimento deste vocabulário. O CD que acompanha o livro contém 60 vocalises inéditos. Este será um livro indispensável para a concepção do som e emissão vocal em diversos estilos de canto, do lírico ao popular, abordados sem preconceitos. Uma parceria inédita de uma experiente professora de canto lírico (Cyrene Paparotti) e uma fonaudióloga preparadora vocal de cantores populares (Valéria Leal).

 

Cyrene Paparotti é doutoranda em Educação pela UA (Universidade Americana) em Assunção. Ela alcançou o grau de mestre em canto pela NYU (New York University) nos EUA. Como especialização adquiriu o DFE (Diploma de Fim de Estudos) no conservatório Hector Berlioz em Paris. Ainda é pós-graduada em Literatura e Língua Francesa pela Universidade Sorbonne em Paris. Obteve o DE (diploma do estado) na França. Recebeu o título de bióloga pela FICAP (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Carlos Pasquale”) em São Paulo – Capital, atual UNIFIEO em Osasco, SP. É autora do livro Música: adoração sacra ou profana. Foi docente em canto nos cursos de graduação da NYU, nos EUA, na Universidade Federal da Bahia e na Faculdade Social da Bahia, ambas em Salvador. Foi professora de canto em conservatórios municipais da região parisiense e Picardia na França. Na Itália, França e EUA interpretou vários papeis de ópera. Atualmente é recitalista, concertista, regente e empresária. Ministra oficinas de canto pelo Brasil e na Europa.

Valéria Leal é fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica (P.U.C.) de São Paulo, especialista em Voz, professora de Música e Canto aplicados a Fonoaudiologia pela UNEB- Universidade Estadual da Bahia. Desenvolveu seus estudos de aperfeiçoamento na Universidade do Arizona nos Estados Unidos e British Columbia em Vancouver (Canadá). Certificada pelos métodos LSVT (Lee Silverman Voice Treatment) e LMVT (Lessac Madsen Voice Treatment). Atualmente é pós-graduanda em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Desenvolve atuação clínica e consultoria na preparação vocal de cantores populares consagrados e jovens talentos. Autora do livro GUIG – Dicionário de termos, gírias e expressões musicais da All Print Editores.